Como cuidar dos “nós de fada”

Depois de algum tempo de cacheada que soube que aqueles nózinhos minúsculos e chatos que aparecem no nosso cabelo são chamados de nós de fada. Eles são muito comuns nos cabelos crespos e cacheados e aparecem próximos às pontas. Os meus aparecem muito próximo à nuca. Vamos conversar sobre como lidar com eles e o que não fazer para combatê-los.

 

COMO EVITAR OU ELIMINAR OS NÓS DE FADA?

1- Hidratar e umectar SEMPRE: essa dica já é batida, mas não tem maior verdade. Os cabelos ressecados apresentam mais nós de fadas. Se possível, faça mais hidratações profundas, em mechas menores, para garantir que todos os fios recebam o produto.

2- Enluvar com o cabelo bem desembaraçado: além de usar mechas pequenas, certifique-se de que está bem desembaraçada antes de enluvar (aquele processo de passar a mão várias vezes de cima para baixo na mecha durante a hidratação). Se o cabelo não estiver bem desembaraçado, ao enluvar, você vai empurrando os nozinhos para as pontas e favorecendo a formação dos nós de fada.

3- Cortar frequentemente: também é uma dica boa para tudo. Os nós se concentram mais nas pontas do cabelo, nada melhor do que um corte para eliminá-los.

 

corte

 

4- Use fronha ou touca de cetim: o cetim evita o atrito em excesso do cabelo, comparado ao algodão. Assim, reduz-se o frizz, o embaraçamento e o ressecamento. Tudo o que as fadinhas dos nós gostam. Se você ainda não tem fronha nem touca de cetim, como eu, coloque uma camisola do mesmo material no travesseiro, ajuda muito! Para algumas, o coque abacaxi também é um boa. Eu gosto mais de dormir de cabelo solto, jogando para cima, mas depende de cada uma.

 

O QUE NÃO FAZER?

1- Não penteei os cabelos secos: por incrível que pareça, ainda existem pessoas que fazem isso. Em qualquer cabelo é prejudicial fazer isso, no nosso tipo é pior ainda. Tentando desembaraçar o cabelo seco você vai forçar o fio, causar quebra e os nozinhos de fada, pois como é impossível desembaraçar por completo, eles vão se acumular nas pontas.

 

pentear cabelo

 

2- Não desembarace durante a umectação: a umectação, normalmente, aplicamos no cabelo sujo e seco. Então, vale a mesma dica anterior. Envolva as mechas mas não tente desembaraçar. Vai causar quebra e nós indesejáveis.

3- Não arranque os nós: eu sei que muitas fazem isso, procuram os nós e arrancam. Na minha opinião, não é uma boa solução, quebra e fragiliza os fios. Tudo bem se for só em um, mas isso vai gerando um hábito que todas as vezes arrancar acaba prejudicando. Tente desfazer com cuidado, algumas meninas usam agulha e vão, cuidadosamente retirando. Eu prefiro deixar e esperar a próxima hidratação ou corte para remover.

 

Gostaram das dicas? Tem mais alguma para acrescentar?

Espero que ajude! Até mais, beijos!

patty

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Protected by WP Anti Spam