Antes de descolorir ou pintar os cachos: o que fazer?

Semana passada eu retoquei as minhas luzes e resolvi comentar alguns pontos aqui. Esse tipo de procedimento requer alguns cuidados, no cabelo cacheado ou crespo são em dobro. O nosso tipo de cabelo é naturalmente ressecado, tem um estrutura própria e pode sofrer bastante neste processo. A coloração comum é menos agressiva, mas descolorir, por experiência própria, é algo muito delicado. Por isso, decidi deixar algumas dicas:

1- Espere o momento certo: se você ainda está na transição ou passou por ela recentemente, acho que ainda não é o momento ideal para fazer essa mudança. Primeiro porque na transição o cabelo está frágil e segundo porque você ainda está se adaptando às mudanças, aos novos cuidados. Você está redescobrindo seu cabelo e precisa conhecer como ele se comporta e estabelecer uma rotina de cuidados para ele.

2- Pense bem antes de fazer: pode ser uma mudança mais radical ou mais sutil, pense se você quer mesmo fazer. Como eu disse, a descoloração em especial é bastante agressiva. Não espere sair do salão com o cabelo maravilhoso, pode ser que ele saia bem detonado e isso não é culpa do profissional. Talvez o cabelo já estava danificado antes e também é normal o ressecamento e danos nos primeiros dias. Pode ser um susto a primeira lavagem o cabelo super embaraçado e seco. Então, antes de fazer repense seus cuidados e se prepare para continuar.

 

Tais_Araujo_0_1

 

3- Procure um profissional confiável e converse com ele: pesquise antes de escolher um profissional, conheça o trabalho dele através de outras pessoas, tenha cuidado com receitas caseiras. Converse antes de fazer o procedimento, fale sobre sua ideia, pergunte a opinião, entre em consenso com o profissional sobre o que pode ser feito. Às vezes chegamos com uma ideia no salão que talvez não seja a melhor opção, pois o profissional conhece os prós e contras e pode aconselhar, por isso é tão importante essa conversa.

4- Faça reconstrução com queratina: mais um vez, as luzes, principalmente, danificam bastante o cabelo. As descolorações, além de retirar o pigmento do cabelo, retiram também sua massa, deixando o fio muito fino e frágil. Por isso, é importante que antes já prepare o cabelo para agressão, fortalecendo e repondo massa em sua estrutura com a queratina, importante componente do fio. Procure máscaras reconstrutoras ou, no meu caso, eu utilizo diretamente a Queratina Líquida da Niely Gold e depois uma máscara de hidratação. Faça isso alguns dias antes do procedimento de descoloração.

5- Faça umectação: a umectação consiste em envolver o cabelo de óleo VEGETAL (de coco, azeite de oliva, entre outros). As luzes também ressecam e a umectação repõe a oleosidade natural do cabelo. Então, recomendo fazer antes como forma de proteger os fios.

Esses dois últimos processos eu fiz antes de fazer minhas luzes desta última vez e considero fundamentais para que o processo não tenha sido tão traumático. Pretendo detalhar em outros posts como fazê-los. Espero que esse esclarecimento geral ajude a entender a importância dos cuidados e para que a gente não pense que não pode fazer nada no cabelo cacheado. Pode sim e fica lindo! Não tenha medo, mas esteja bem informada e ciente do que precisa fazer.

 

2016-02-03 11.05-tile

 

Deixem as dúvidas nos comentário para ajudar a direcionar os próximos posts!

Beijos 🙂

patty

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Protected by WP Anti Spam