Chapinha na transição: sim ou não?

Olá! O post de hoje é um pouco polêmico. Como sabem, passei pela transição capilar, como muitas (os) estão passando ou desejam começar (contei neste post aqui sobre a minha). Ouvindo relatos, percebo que a chapinha é tema de debate, alguns apoiam e outros não. Aqui vou colocar os argumentos da minha opinião, baseados na minha experiência, mas ressalto que, obviamente, existem diferenças de pensamento.

Em primeiro lugar, é preciso entender que cada pessoa passa pela transição de forma diferente. Eu deixei o cabelo crescer, não fiz big chop (a Sabryna fez, veja aqui) e pouquíssimas vezes usei chapinha durante o processo. Outras pessoas preferem usar a chapinha para não ficar com o cabelo com diferentes texturas. No meu caso, no começo eu pensei em usar, porque era muito evidente a diferença e o volume na parte natural me incomodava. Mas, como nunca fui habilidosa com chapinha e achava que dava muito trabalho, não fazia. Quando tinha algum evento importante, ia no salão e fazia.

Para mim, essa escolha foi muito importante. Rapidamente comecei a me acostumar com a diferença de texturas. Então, passei pela transição um pouco mais tranquila, aceitando que aquilo era necessário e não tinha muito o que fazer. Na época, eu não entedia nada de transição, então não sabia nem fazer texturização, como a Sabryna fez nesse post aqui. Eu assumi essa forma estranha do cabelo, claro que nem sempre eu estava feliz com isso, mas passei a aceitar. Segue uma foto de resolução ruim só para ilustrar o desapego:

 

21650_443299149073201_573930433_n

 

Um outro ponto que deixar a chapinha ajudou, foi que o cabelo foi  crescendo e eu pude observar os cachinhos que nasciam, pude acompanhar esse desenvolvimento e me reconhecer cacheada. A gente passa tantos anos alisando que já nem sabe mais como é nosso cabelo de verdade, nem as pessoas ao nosso redor associam nosso cabelo ao cacheado. Por isso, a fase da transição também é importante não só pela transformação da aparência, mas de aceitação.

Além disso, os cuidados que passei a tomar, especialmente o Cronograma Capilar (leia aqui), ajudaram no crescimento mais rápido e saudável do meu cabelo. Acredito que usando a chapinha, talvez eu estaria danificando ainda mais, o cronograma não seria tão eficiente, prejudicando também o crescimento.

 

DSC_0009

 

Evitar a chapinha é evitar mais danos para o cabelo. Com anos de química, a transição se inicia num cabelo bastante fragilizado. O calor excessivo da chapinha e outras ferramentas de calor deteriora a cutícula dos fios, que é responsável por proteger o cabelo de agressões externas. Com a deterioração dessas cutículas pelo calor, o cabelo perde queratina, uma proteína importante que o compõe. O resultado é um cabelo ressecado, áspero, com pontas duplas. Isso vai exigir cuidado redobrado, hidratações, reconstruções. Acredito que o processo fica mais saudável e fácil ao evitar a chapinha e cuidar do cabelo que está crescendo.

Mas é claro: usar secador, chapinha, de vez em quando não faz mal nenhum. Por outro lado, algumas meninas não conseguem desapegar e passaram por uma transição bem sucedida mesmo assim. Cada um deve ter liberdade para fazer o que quiser, ainda mais se tratando de cabelo. Porém, invista em cuidados para diminuir a agressão como uso de produtos com protetor térmico, cronograma capilar para manter o cabelo hidratado e repor as substâncias que ele precisa e, se possível, controlar a temperatura dos equipamentos que você utiliza.

O importante é ser feliz com seu cabelo seja ele natural, alisado, com chapinha ou não. A transição é um período de descobertas e de aceitação. Por isso é importante que cada um passe por ela considerando experiências de outras pessoas, mas principalmente de si mesma (o).

Essa foi minha experiência e espero que ajude vocês! Quero ler também a opinião de vocês, o que acham da chapinha, se a utilizaram na transição… Comentem!

Até a próxima.

 

patty

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Protected by WP Anti Spam