Resenha do livro O Leitor

Nem só de shampoo e fitagem vive este blog, minhas caras leitoras. E falando em ler, eu sou uma devoradora de livros e tô sempre lendo algum. Procuro ler de tudo: romance, poesia, crônica, contos, tudo que me parecer interessante. Então vez ou outra eu vou aparecer por aqui indicando algum título pra gente compartilhar e trocar trechinhos favoritos, hihi.

A indicação de hoje tem tudo a ver com leitura mesmo, literalmente. Todo mundo aqui já deve ter assistido ao filme O Leitor, certo? É, aquele com a Rose de Titanic. Kate Winslet. Ainda não??? Então vai lá assistir e depois volta aqui pra ler o comentário do livro.

IMG_20151016_163820075

Já? Gostou? Então, vamos lá.

Bom, pra quem ainda não sabe, O Leitor se passa na Alemanha pós Segunda Guerra Mundial e conta a história de encontros e despedidas de Michael Berg e Hanna. Um casal com uma diferença significativa de idade, que vive uma relação intensa e cheia de descobertas.

No auge dessa paixão ela some sem mais nem menos e eles só se reencontram anos depois, ele como estudante de Direito, e ela como réu, acusada de cometer atrocidades em um campo de concentração nazista. O livro  não é a cópia fiel do filme (como é de se esperar), mas mais do que alguns pontos diferentes de enredo, ele é diferente na maneira de contar a história.

Leia o livro esperando se sentir o próprio Michael Berg.

A narrativa tem pouquíssimos diálogos diretos, sendo tudo contado na terceira pessoa e revivendo lembranças que, para o personagem, já aconteceram há muitos anos. Prepare-se também para alguns detalhes que você não terá muita curiosidade em saber, e para ficar com aquele gostinho de ler coisas que acabaram não aparecendo na história.

Tudo se passa ao redor da vida de Michael, e Hanna não é sempre o centro de tudo, não deixando de ser, claro, uma peça tão principal quanto ele. Agora, se você pretende ler primeiro o livro e depois ver o filme, a experiência vai ser mais emocionante, porque o filme é ótimo e não deixa a desejar (não que o livro deixe, é claro, porque são coisas diferentes). Mas, não importando a ordem, leia o livro, veja o filme e tenha uma ótima história de amor, medo, confiança e entrega.

 

Título: O Leitor

Autor: Bernhard Schlink

Editora: Record

Onde achei: peguei emprestado

Preço:

Avaliação do Skoob: 3.9

Minha avaliação: 4

 

Beijinhos,

Marca Sabryna

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Protected by WP Anti Spam