10 dicas para ser feliz durante a transição

A transição capilar não é um processo fácil, disso todas nós sabemos muito bem. É preciso paciência, força de vontade, determinação e uma boa dose de deboísmo.

 

81641b4cebdaf5d4c30eceb36b029b95

Fonte: Pinterest

 

Como vocês já sabem, eu deixei de usar química desde abril de 2015 e ainda estou com o cabelo metade liso, metade cacheado, sem BC (se ainda não viu a história do meu cabelo, clique aqui). E eu sei que no meio dos cremes, dos penteados improvisados e das neuras, as cacheadas em transição ainda precisam lidar com os comentários, as opiniões, e todas as situações que podem acontecer independente da nossa vontade.

Sei também o quanto esse momento mexe com a nossa cabeça (não apenas literalmente, mas psicologicamente) e a autoestima às vezes não fica como deveria estar: lá em cima.

Por isso, baseada na minha experiência durante esses oito meses, eu reuni algumas dicas para compartilhar com vocês e dar aquela ajudinha marota pra que todas possam chegar ao fim da transição com cachos bonitos, sorriso no rosto e uma sensação imensa de felicidade e satisfação pessoal.

 

 

 

CARD

 

DICA 1

Vamos começar pela parte física da situação: o cabelo em si.  Há muitas formas de usar o cabelo durante a transição: chapinha, texturização, fitagem, BC. Todas têm seu lado bom e ruim. Escolha aquela que for melhor para você. Não tem tempo para fitagens ou texturizações mais elaboradas e prefere continuar usando a chapinha? Tenha em mente os cuidados necessários para que as agressões aos fios seja a mínima possível. Tem medo da tesoura? Faz fitagem. Não tem aquela paciência para lidar com cabelo de duas texturas? Faz BC. O importante é escolher um método que mais se adequa ao seu estilo e rotina.

DICA 2

Se informe. Uma cacheada informada sabe dos melhores produtos, das técnicas mais recentes, o que fazer e o que não fazer para resolver determinado problema, o que fazer na hora de ir ao salão. Enfim, troque experiência, busque sites, vídeos, converse com pessoas que estão passando pelo mesmo que você. Fique por dentro de tudo o que rola nesse que logo, logo, será o seu mundo.

DICA 3

Aposte nos acessórios. Pra quem, assim como eu, morre de medo do BC, não se adapta ao cabelo curtinho e prefere lidar com o cabelo com duas textura, a dica que eu dou é a mesma que eu uso no meu dia a dia: tiaras, adereços, prendedores bonitinhos, make bacana. Escolha aqueles que mais têm a ver com você e não tenha medo de inovar.

DICA 4

Vá cortando o cabelo aos poucos. É recomendável que você vá tirando o comprimento dos fios com regularidade, mesmo que seja um ou dois dedinhos todo mês, ou de 3 em 3 meses, como você preferir. O importante é deixar o cabelo mais leve para que os cachos cresçam melhor e mais definidos.

DICA 5

Abuse dos cuidados. Um novo cabelo está crescendo e ele precisa ser cuidado com muito carinho, afinal quando chegar a hora de cortar toda a parte alisada você vai querer cachos bonitos, certo? Hidrate bastante, use produtos que fortaleçam os fios e evite deixá-los ressecados. Quer uma ótima dica para isso? Faça o cronogama capilar. Ele vai dar tudo o que seu cabelo precisa para crescer saudável. Se ainda não sabe como funciona, clique aqui.

 

CARD-2

 

DICA 6

Contenha a ansiedade. Eu sei, eu sei que todo dia você confere no espelho quantos centímetros cresceram nas últimas 24h. E eu sei também que às vezes ele parece estar lá paradão como se não soubesse o quanto você quer que ele cresça logo. Mas é assim mesmo, e acredite: ele está crescendo. Então tente ao máximo não se desesperar ou achar que nada está dando certo. Faço yoga, meditação, exercícios ao ar livre, ouça música. Relaxe.

DICA 7

Releve os comentários maldosos. Quantas vezes a sua tia já disse pra você deixar essa ideia de lado e retocar a raiz? E sua vizinha que está falando do seu cabelo como se você fosse uma desleixada que não cuida da aparência? Releve todos. Esqueça. Finja que não é com você. Estampe na testa: não é raiz sem retoque, é transição. Entenda o quanto você está fazendo isso por você e não pelos outros. Pense na sua satisfação e nos elogios que vai receber quando esse momento passar. Os comentários vão, mas o seu cabelo do jeito que você quer, fica.

DICA 8

Busque inspiração. Está desanimada? Meio borocochô? Vai ver as fotos de umas cacheadas! Vai ler umas histórias bonitas de quem passou por tudo isso e hoje está feliz com o cabelo que tem. Rapidinho a motivação volta.

DICA 9

Fique perto das pessoas que te apoiam. Mãe, amiga, namorado, gato, cachorro, eu sei que tem alguém perto de você que te apoia e está do seu lado durante a transição capilar. Tenha essas pessoas por perto e elas irão te dar cada dia mais vontade de seguir em frente. E quando os cachos voltarem de vez, faça uma festa! Chame todo mundo que te ajudou e crie um dia o Seu Dia Nacional de Volta aos Cachos. É motivo para celebrar!

DICA 10

Leia o Cachos e Outras Ondas. Bom, eu não poderia deixar de dar essa dica maravilhosa para vocês não é mesmo? Por aqui sempre vai ter informação de montão e um espaço super bacana para você tirar dúvidas, se distrair, inspirar, aproveitar da melhor maneira. Sinta-se em casa <3

 

Então, gostou das dicas? Já seguia algumas ou tem mais para compartilhar com todas a cacheadas em transição? Manda pra gente aí pelos comentários. Vem fazer parte dessa corrente!

 

Beijinhos,

Sabryna Mendes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Protected by WP Anti Spam