Faça em Casa: Hidratação de Maizena e Mel

Olá! Hoje quero compartilhar com vocês uma das coisas que meu cabelo mais gosta: hidratação caseira. Incrível como essas receitas com itens que tem na cozinha fazem super bem pro meu cabelo. Hidratação de salão em casa. E uma das que eu mais gosto é a hidratação de Maizena.

Antes de explicar como fiz, preciso contar um pouco do estado crítico que estava meu cabelo nesse dia.

Nesse dia eu ainda não tinha cortado o cabelo. Eu viajei, não levei shampoo, banhei no mar e “lavei” meu cabelo com creme de pentear (sim, isso mesmo). Quando voltei, passei uma semana sem fazer nada em especial pra recuperar o fio. Em um belo domingo, numa brincadeira, eu levei uma maravilhosa torta na cara composta apenas por: ovo. E, de novo, só “lavei” o cabelo com creme de pentear. E assim chegamos a esse estado:

antes

antes

antes-1

antes-1

MUITO frizz, quase zero definição, bem ressecado e os dedos não entravam nessa juba. Daí resolvi fazer uma hidratação caseira com o que tinha em casa.

INGREDIENTES (você adapta à quantidade necessária pro seu cabelo):

  • Meio copo de água;
  • 1 colher de sopa de Maizena (amido de milho);
  • 1 colher de mel;
  • 1 colher de máscara de hidratação de sua preferência (usei a da Yenzah Sou + Cachos).
hidratação caseira

hidratação caseira

COMO FAZER:

  • Leve ao fogo a água com a maizena e misture até formar um papinha (como foto abaixo); não deixe engrossar muito pra não dificultar mistura e aplicação!
  • Misture em um recipiente com a máscara e o mel (aqui usei o próprio pote do creme que já estava acabando :D). A mistura fica bem cremosa e fácil de aplicar.

COMO APLICAR:

Depois de lavar o cabelo normalmente (usei o shampoo Phytoervas Coco e Algodão), apliquei a mistura no cabelo, dividindo em pequenas mechas para garantir que cada fio receberia a hidratação. Deixei agir entre 25 e 30 min, usando uma touca metálica. Depois retirei normalmente e usei um condicionador (Monange Reconstrutor). Finalizei com creme de pentear.

E o resultado? As fotos são do dia seguinte. I woke up like this (real!). Bastante definição, nada de frizz, cabelo muito macio e hidratado. A maizena é bem potente, por isso o cabelo pode ficar com pouco volume no primeiro dia, bem alinhado. O mel dá brilho e deixou minhas luzes mais vivas (ainda não tinha retocado as luzes também).

Hidratação de Maizena e Mel

Hidratação de Maizena e Mel

Então, se você está precisando de uma super hidratação, recomendo muito a maizena: tem em casa, é barata e rende muito. Existem vários jeitos de fazer a hidratação de maisena: você pode substituir o mel por óleos vegetais como de azeite de oliva, óleo de coco, amêndoas, entre outros.

Cabelos não cacheados também podem usar essa hidratação! Se você ainda faz química, se os cabelos estão ressecados, quer uma hidratação potente, vale a pena experimentar!

Em breve, vou ensinar mais receitas caseiras. Compartilhem nos comentários outras que vocês conhecem e aprovam! Até a próxima 🙂

Leave a Reply